O início da década de 1940 foi marcada pelo grande combate mundial conhecido como a Segunda Guerra Mundial. A cidade de Paris – considerada o centro da moda – estava ocupada pelos alemães, mas mesmo assim vários ateliês continuaram a funcionar a todo o vapor.
A falta de tecidos fez com que muitas mulheres reformassem suas roupas, utilizando materiais alternativos na época, como a viscose, o raiom e as fibras sintéticas. Mesmo após a guerra, esses materiais continuaram sendo utilizados pela classe média que queria estar na moda, mas estavam sem recursos para isso.
Nos anos 40, a maquilhem era improvisada com elementos caseiros, onde muitos fabricantes apenas recarregavam as embalagens de batons, já que o metal estava sendo utilizado na indústria bélica.
Como a seda e o náilon estavam em falta, as meias finas desapareceram do mercado, sendo trocada pelas meias soquetes ou pelas pernas nuas, muitas vezes com uma pintura falsa na parte de trás, imitando as costuras. Os lenços também foram muito utilizados nessa época.
Devido a simplicidade que a mulher vinha passando por causa da guerra, os chapéus começaram a serem muito usados. Alguns eram grandes, com flores e véus; outros eram menores, de feltro, em estilo militar.
Sem comentários:
Enviar um comentário